SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE OS QUADRICICLOS

Dentre as aventuras que o Brasil Raft Park oferece está quadriciclo. O veículo com “corpo” de motocicleta e com quatro rodas, conhecido aqui no Brasil como quadriciclo e no idioma inglês é conhecido por ATV (“All-Terrain Vehicle”). O condutor opera estes veículos como uma motocicleta, mas as rodas extras lhe dão mais estabilidade em baixa velocidade.  Nos últimos anos os quadriciclos passaram a ser mais cobiçados pelos brasileiros. Considerado um “brinquedo” por muitos adultos, o quadriciclo ganhou novos espaços nas garagens brasileiras. Essa espécie de moto sobre quatro rodas passou a ser utilizado não só para o esporte, mas também como opção de lazer em áreas montanhosas e arenosas. Conheça um pouco da história do quadriciclo.

Início
Em 1896 surge o primeiro quadriciclo movido a gasolina, da Ford. Ao mesmo tempo, um novo desporto motorizado, o Automobilismo, dava os primeiros passos nos Estados Unidos da América.

antig

Os ATV já eram fabricados nos Estados Unidos uma década antes de veículos de 3 e 4 rodas serem introduzidos pela Honda e outras empresas japonesas. Durante os anos 1960, numerosos fabricantes ofereciam pequenos veículos off-road similares, desenhados para flutuar e capazes de atravessar pântanos, lagoas e cursos d’água, bem como terra seca. Tipicamente construídos como uma “banheira” de plástico resistente ou fibra de vidro, tinham geralmente seis rodas – todas manobráveis – com pneus-balão de baixa pressurização, nenhuma suspensão (além da oferecida pelos pneus) e barras de direção deslizantes. Estes ambiciosos primeiros modelos anfíbios foram os veículos todo-o-terreno originais – ou ATVs. Contrariamente à definição moderna do ANSI (American National Standards Institute) para ATVs, eles foram planejados para vários ocupantes sentados em seu interior e eram controlados por volantes ou manches, em vez de guidões de motocicleta, como na definição em vigor hoje em dia.
Off Road
Off Road ou Fora de estrada é um termo do vocabulário inglês que literalmente quer dizer “fora de estrada” e designa atividades variadas praticadas em locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou de fácil acesso e trâmite. Geralmente os locais preferidos para prática do offroad são os mais distantes de cidades e desprovidos de infra-estrutura urbana. O contato com a natureza é algo desejado e apreciado e o objetivo desta atividade é superar as dificuldades de acesso e transposição impostos pela natureza como por exemplo na forma de lama, pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, neve, alagamentos, etc.
Atualmente o off road está associado à adrenalina e à velocidade pois as atividades mais comuns utilizam-se de veículos motorizados como motos, quadricíclos, Jeeps e caminhonetes, mas também existem atividades off road praticadas com cavalos, bicicletas e também a pé.

offroad
O Off-Road motorizado que hoje é utilizado como esporte e terapia pelos seus praticantes, nasceu de uma necessidade de guerra. Os primeiros veículos foram criados durante a 2ª Guerra Mundial com o objetivo de penetrar e deslocar tropas e soldados em locais de difícil acesso.
Atividades off road podem ser praticadas como lazer e também como competicões organizadas. Em termos de competições temos os Enduros, Rallys, Raids. No Brasil anualmente é realizado o Rally dos Sertões que passa por vários estados do centro-oeste e nordeste do país; o rally Dakar (conhecido até 2008 como Paris-Dakar) acontece aqui nos nossos vizinhos Argentina,  Chile e Peru desde 2009. Em termos globais, o Rally Paris-Dakar é tido como o maior e mais perigoso rally do mundo e também é a atividade off road com maior prestígio na mídia.
Por sua natureza de “desafio” o off road é tido como atividade de risco e requer o uso de equipamentos de proteção, basicamente, capacetes, luvas e óculos de proteção; entretanto a gama de equipamentos pode variar bastante de acordo com o tipo de atividade off road praticada.
Uma parte muito importante para seu veículo Off Road é a manutenção. Deve-se estar atento se o seu mecânico e a sua oficina oferecem suporte e segurança ao seu veículo.

asssss

Para você que deseja muito mais do que uma simples aventura, venha sentir a adrenalina e diversão de pilotar um 4×4 por trilhas off-road em meio à mata, dentro do Brasil Raft Park, acompanhado por monitores especializados.